Serra Gaúcha tem programação especial em maio

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, tem seu charme peculiar e é uma região muito bonita para ser visitada em qualquer época do ano, mas principalmente no outono e no inverno, já que o frio deixa os ambientes ainda mais charmosos. 

A região tem uma forte influência dos imigrantes italianos, além de suas características próprias. Um exemplo da combinação culinária que representa bem esses pontos são o vinho e a polenta. As cidades de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul vão celebrar toda essa tradição e essa cultura durante os dias 20 e 22 de maio. 

Foto: Pixabay

Ambas as cidades terão grandes festas realizadas nessas datas. Enquanto Bento Gonçalves convida os  visitantes para a 17ª Fenavinho e sua agenda de Vinho Encanado, Jogos Coloniais e Desfile Cultural, a vizinha Monte Belo do Sul divulga a programação do 11º Polentaço nos dias 21 e 22 também no mês de maio.

Cultura e Gastronomia

Esses eventos representam uma bela e única oportunidade para conhecer e celebrar as tradições dessa linda região do Sul do Brasil. São atrações culturais e gastronômicas riquíssimas e únicas. O turista poderá desfrutar de todas as heranças deixadas pelos imigrantes italianos na região, além de ter contato com criações genuínas dessas cidades tão peculiares do Brasil. As cidades estão localizadas a cerca de 20 quilômetros uma da outra, em meio ao belo cenário do Vale dos Vinhedos.

Bento Gonçalves: 17ª Fenavinho

A programação no marco zero do município fará a alegria dos visitantes com o vinho sendo tirado direto de torneiras para as taças. Tudo isso ocorre em meio a uma agenda de shows que inclui o tenor Dirceu Pastore, o humorista Badin e a montagem teatral com o casal colono mais famoso da Serra, Radicci e Genoveva, baseada nas tirinhas do cartunista Iotti.

Foto: Pixabay

Monte Belo

Esse clima de italianidade também domina Monte Belo, que é um ex-distrito de Bento Gonçalves. Sua festa é dedicada à polenta, alimento que representa o sustento do imigrante italiano durante sua jornada pelo mundo. 

O 11º Polentaço, na praça central de Monte Belo, distribui 1,6 mil quilos de polenta ao público, de forma gratuita. Em cada dia do evento são produzidos 800kg do alimento, e é exatamente quando a mistura de farinha de milho, água e sal fica pronta que ocorre o símbolo máximo dessa festa.

Previous post Depressão pós-parto no período da pandemia
Next post Homeschooling: o que é e como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *