É mito que o álcool faz bem para a saúde

Várias notícias já saíram em diversos lugares falando que algum tipo de bebida alcoólica faz bem para algo, se consumida com moderação, certo? Esses assuntos geralmente são relacionados ao consumo de vinho, por exemplo, mas um outro estudo acaba relevando ao contrário.

Uma importante pesquisadora da ONU relevou que novas pesquisas mostram que a ingestão de bebidas alcoólicas, em situação e quantidade nenhuma, faz bem para a saúde.

O que diz essa nova pesquisa?

A consultora-sênior para Álcool e Abuso de Substâncias da Organização Pan-Americana da Saúde, Maristela Monteiro, concedeu uma entrevista à agência de notícias da ONU, e segundo ela a ingestão de bebidas alcoólicas sempre está atrelada ao risco; mortes pela substância na América Latina podem ultrapassar 85 mil; OMS faz recomendações para reduzir o problema.

“As pessoas podem decidir usar. Nós não estamos promovendo que nós devemos proibir o uso de bebidas alcoólicas, mas esse uso não tem benefício para a saúde, afirmou Maristela Monteiro.

A média da ONU conclui e diz que “desde o ponto de vista da Opas e da OMS, existe sempre um risco associado a esse consumo, que varia de idade sexo, país, as políticas que existem, mas não é livre de riscos totalmente. Então, as pessoas devem refletir sobre isso e saber encontrar o seu limite olhando para as informações que sejam confiáveis e não as que são promovidas por aqueles que querem só vender bebidas alcoólicas.”

Vamos aos dados

Maristela Monteiro se baseia em um estudo da OMS, de 2021, que revela que cerca de 85 mil mortes foram causadas diretamente pelo álcool nas Américas. Ela completa que muitos óbitos por falência múltipla dos órgãos se deram pelo abuso das bebidas alcoólicas.

Esse mesmo estudo aponta que os óbitos ocorreram por, principalmente, doença hepática, 63,9%, e distúrbios neuropsiquiátricos, 27,4%, como dependência de álcool.

Buscando ajuda

A consultora da ONU diz que o ideal são as pessoas reduzirem o consumo das bebidas alcoólicas, principalmente as mais fortes, caso a pessoa não consiga parar totalmente. O álcool é uma substância que causa vício e por isso muitas vezes é difícil deixar o consumo de lado. Nesse caso, o indicado é ir em busca de ajuda profissional.

Outro ponto importante para trabalhar na redução do consumo de álcool de forma precoce. A ingestão pode causar danos na formação cerebral dos menores. Além disso, o vicio em álcool pode levar a um aumento no consumo de cigarros, mesmo os eletrônicos, como Pod.

Previous post Decoração: o que é Cottagecore?
Next post Endometriose: o diagnóstico correto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *