Agora, além do Auxílio Brasil, foi sancionada pela Presidência da República uma lei que autoriza os bancos a oferecerem créditos aos seus clientes de forma emergencial usando as parcelas do Auxílio Brasil como forma de garantia.
Auxílio Brasil turbinado
Primeiro de tudo, vamos separar o Auxílio Brasil ‘turbinado’ do Auxílio Brasil com crédito consignado. A primeira opção é o aumento de R$ 200 que o governo federal concedeu aos usuários do Auxílio Brasil e que turbina o benefício até o fim desse ano.
Além disso, o governo ainda vai estender o benefício a 1,6 milhão de pessoas que estavam na fila, mas ainda não recebiam o Auxílio Brasil.
Segundo o governo federal, essa nova medida de aumentar o valor do Auxílio em R$ 200 e ampliar a oferta do dinheiro para mais pessoas, o impacto da guerra na Ucrânia tirou o poder de compra das famílias e causou principalmente um aumento no custo dos alimentos, combustíveis e gás de cozinha.
Auxílio Brasil Crédito Consignado
Após explicar o que é o aumento no valor do Auxílio Brasil, vamos agora pontuar sobre o Crédito Consignado que os bancos podem oferecer aos seus clientes usando o Auxílio Brasil como garantia do crédito.
A nova lei ainda aumenta para 45% o percentual que pode ser descontado de aposentados e pensionistas que fizerem empréstimos consignados. Para quem tem carteira assinada, o limite é de 40%.
Vale a pena?
Entendendo as duas situações devemos agora analisar o que dizem os especialistas sobre essa oferta de crédito usando um dinheiro bem baixo para pagar pelo empréstimo.
No geral, pegar um empréstimo de um banco não é algo que os especialistas em finanças apoiam. Isso porque junto deles vem uma série de juros e taxas que deixam sempre muito caro o dinheiro que você pegou emprestado.
Isso ainda é pior quando a pessoa que está tomando esse empréstimo é uma pessoa que já passa por problemas financeiros.
Nath Finanças
A orientadora financeira e blogueira Nath Finanças é complemente contrária a essa política:
“Essa situação é absurda. A contratação deste empréstimo só vai piorar o problema das famílias brasileiras, pois a pessoa vai precisar pagar as contas, além do empréstimo com juros. As pessoas necessitam do auxílio para viver, pois é esse dinheiro que tem colocado comida na mesa de grande parte da população brasileira”, afirmou Nath em entrevista à BBC News.