História da Cerveja

Umas das bebidas mais populares do Brasil, a cerveja foi descoberta ou criada há milhares de anos.
Tudo começou há algum tempo, cerca de 9000 a.C, quando o homem abandonou a vida nômade e começou e estocar grãos para se alimentar.

Surgiram então, na Ásia ocidental, os primeiros campos de agricultura de cereais, como cevada e trigo.

Como a cerveja foi descoberta

Essas primeiras civilizações cultivavam esses ingredientes que usamos para a fabricação da cerveja, porém, em meio à falta de recurso da época, esses grãos estragavam com o passar do tempo, outros eram inadequados para serem consumidos crus. Dessa forma, eles esmagavam esses cereais e mergulhavam-nos em água.

Não se sabe o processo dessa fermentação foi proposital ou se foi por acaso em meio à necessidade, mas o resultado foi algo parecido com o que hoje conhecemos como cerveja.

Pixabay

Alguns historiadores acreditam que um pouco desse cereal foi armazenado em vasos, para uso posterior. Uma chuva eventual umedeceu os grãos, que durante a noite fermentaram. Isso acontece pelo ataque de microorganismos, que dá início ao processo de fermentação. Eis que foi descoberta a cerveja!
Pesquisadores afirmam que a cerveja começou a ser produzida pouco tempo depois do surgimento do pão. A similaridade nos ingredientes fez com que ela fosse chamada de “pão líquido”, segundo o site da cerveja de Joinville, Opa Beer.

Primeiros registros

Os primeiros registros da produção da cerveja foram feitos pelos sumérios, no sul da Mesopotâmia. Inscrições feitas em pedras mostram a importância da bebida para esses povos.

Conforme registros, eles dominavam os processos produtivos de 20 tipos de cervejas diferentes. A principal deu origem a uma bebida conhecida como Sikaru, utilizada para honrar os deuses e alimentar doentes.

A peça suméria conhecida como Monumento Blau (4000 a.C.), mostra a cerveja sendo oferecida à Deusa Nin-Harra.

A Cerveja vai ficando conhecida

Pixabay

Logo depois, os egípcios aprenderam a arte de fabricar cerveja e assim, inseriram o líquido à sua dieta diária.

A expansão definitiva da cerveja se deu com o Império Romano, que se encarregou de levá-la a todos os lugares onde ainda não era conhecida. Júlio César era um grande admirador da cerveja e a ele é atribuída a introdução da cerveja entre os britânicos e gauleses (hoje França).

Nome cerveja

Os gauleses denominavam essa bebida de “cerevisia” ou “cervisia”. O nome era uma homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Previous post Trocar a tela do celular compensa?
Next post Micróbios podem ajudar limpeza de plásticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *