Conheça as diferenças entre cobre e bronze

Quem nunca ouviu falar em ouro, prata e bronze? Conhecidos por darem nomes às medalhas de competições esportivas, esses materiais são muito utilizados em diversas áreas industriais e empresariais. Enquanto o ouro e a prata são encontrados na natureza, o bronze é fabricado pelo homem.

As medalhas de ouro e prata são confeccionadas com os respectivos metais. Você sabia que a medalha de bronze não é composta de bronze? Por mais que receba esse nome, a medalha é criada a partir de metal vermelho, ou seja, é composta por 95% de cobre e 5% de zinco.

Dessa forma, conheças as principais diferenças entre cobre e bronze.

Conheça mais sobre o cobre

Assim como o outro (Au) e a prata (Ag), o cobre (Cu) é um elemento encontrado na natureza. Esse metal de cor avermelhada é utilizado de diferentes maneiras, seja na construção civil, na fabricação de ferramentas e equipamentos ou em fios condutores de energia.

Na natureza, o cobre é encontrado no estado sólido em condições normais de pressão e temperatura. Um dos principais motivos que tornam esse material tão requisitado pelas indústrias são suas características e propriedades. No caso, o cobre é um material maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas.

Conheça mais sobre o bronze

Diferente do cobre, o bronze é uma liga metálica fabricada industrialmente pelo ser humano. Geralmente, uma fábrica de bronze produz o material com 63% de cobre e 37% de estanho. Elementos como alumínio, chumbo, fósforo, níquel e zinco também podem ser utilizados na fabricação do bronze.

Esse material possui muitas aplicações diferentes. Ele pode ser encontrado em diferentes componentes das indústrias, como em válvulas, mancais e engrenagens. O bronze também pode ser utilizado na fabricação de estátuas, moedas, sinos, entre outros.

Quais são as principais vantagens desses materiais?

Agora que você sabe as principais características e diferenças entre cobre e bronze, por que não conhecer as principais vantagens desses materiais? Percebe-se que os dois são metais muito vantajosos, principalmente quando consideramos suas propriedades e características.

O cobre tem uma ótima condutividade elétrica. Por isso, é muito utilizado em locais de corrente elétrica, garantindo assim um fluxo mais direcionado. Uma chapa de cobre possui alta resistência à corrosão e desgastes, assim como às bactérias e microorganismos. Por causa disso, o cobre acaba sendo utilizado em hospitais modernos, aplicado nas maçanetas das portas, por exemplo.Assim como o cobre, o bronze é um material muito resistente ao desgaste e à corrosão. Além disso, ele tem uma alta resistência mecânica e alta ductilidade, possuindo também uma ótima condutividade térmica e elétrica. Por conta dessas características, o bronze é muito utilizado para fabricar fios, assim como objetos de decoração e para a casa, como estátuas, utensílios domésticos, entre outros.

Previous post A importância de lavar seu estofado escuro profissionalmente
A importância dos organizadores de fila em bilheterias Next post A importância dos organizadores de fila em bilheterias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *