Verão: confira os principais cuidados com queimaduras

É verão, época de torrar na praia, certo? Pode até ser que sim, porém e depois? Como aguentar as dores das queimaduras espalhadas pelo corpo?

Além da dor que as queimaduras solares trazem para a gente, existe ainda uma série de problemas sérios que isso pode trazer para nossa pele.

É preciso tomar muito cuidado com o tempo de exposição ao sol, principalmente em dias mais quentes, como os de verão. Embora o que seja considerado um “excesso” varie entre as pessoas, as consequências do torrão atingem a todas, sendo o câncer de pele o risco principal.

Pixabay

O que fazer após as queimaduras na pele?

Uma vez que o estrago for feito, o que fazer? As atitudes, de acordo com Renato Pazzini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista para Agência Einstein, devem se adaptar ao tipo de queimadura.

No caso das lesões mais superficiais, com vermelhidão e ardência, é importante resfriar a pele no período pós-sol, segundo o especialista. Banhos frios e compressas geladas feitas com soro fisiológico e até chá de camomila ajudam a aliviar a ardência.

Outra recomendação é hidratar a pele. Produtos, como cremes hidratantes, ou em géis específicos também são recomendados.

“Os dois têm efeito semelhante, mas o gel é menos pegajoso e fácil de aplicar, sendo mais confortável na hora de espalhar pela área afetada”, explica Pazzini. Geralmente, esse tipo de lesão apresenta melhora entre quatro a seis dias.

Agora, se a queimadura, mesmo que superficial, for muito grande e estiver acompanhada de dor intensa, febre e sintomas de desidratação, é importante buscar ajuda médica e tratamento adequado. Inclui-se aqui as queimaduras de segundo grau, com presença de bolhas.

“Recomenda-se não estourar as bolhas, pois elas são um curativo natural da pele que impede a infecção por bactérias”, alerta o especialista. No caso das lesões de segundo grau, a recuperação demora mais e pode chegar a 20 dias.

Quando a pele começar a descascar, não se deve puxá-la, nem fazer uma esfoliação. A medida é importante para evitar que se forme algum machucado no local, que seja porta de entrada de microrganismos.

Pixabay

Formas de prevenção

A melhor forma de prevenir a queimadura solar é evitar se expor entre os horários em que a incidência de raios ultravioletas está mais alta, geralmente das 10h às 16h.

Previous post Super Bowl neste domingo
Next post Recuperar a Amazônia pode gerar renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *