A cooperativa de trabalho se tornou um efetivo método de contratação no mercado e isso não é de hoje. Ela é, de fato, bem atrativa para os negócios, sendo que o interesse pela modalidade de contratação reúne inúmeras vantagens. Seja em âmbito operacional, tributário, financeiro ou administrativo.
Surgido no país na década de 1930, o cooperativismo tem a missão de reunir um grupo de profissionais e oferecer serviços à sociedade. Os envolvidos apresentam interesses em comum e trabalham em prol do coletivo. A finalidade é conseguir melhores condições de trabalho, renda e qualificação.
Mas quais os benefícios da contratação por cooperativa? Veremos agora!
Redução de gastos
Aqui um dos grandes benefícios de contratar colaboradores por intermédio das cooperativas de trabalho: redução de gastos. Na contratação tradicional, feita via CLT, existem grandes custos tributários ao empregador, pois figuram na folha de pagamento valores onerosos. Tais como INSS, FGTS, salário família, 13.º, entre outros.
Em uma cooperativa de trabalho, não há preocupação por parte do empregador com tais pagamentos, visto que essa gestão é exercida pela própria cooperativa. O preço final considera a remuneração base do trabalhador cooperado, que é relativa à produtividade. Ainda tem um desconto de 20% da contribuição previdenciária e as taxas administrativas, se houver.
Ao contratante, cabe somente o repasse mensal, ao sistema de cooperativa escolhido, de um valor previamente definido. Estima-se que a contratação cooperativista pode reduzir custos em até 60%.
Gestão própria de colaboradores da cooperativa de trabalho
Nesse sistema de contratação, a própria cooperativa é encarregada de gerenciar sua equipe. O tomador de serviços delega à cooperativa tarefas como o processo de contratação e a seleção do profissional ideal. É importante destacar que as cooperativas possuem dados atualizados sobre sua mão de obra. Assim, escolhe com efetividade qual cooperado se encaixa em determinada necessidade.
Profissionais atualizados e capacitados
Os cooperados são responsáveis pelo seu desempenho, afinal, trata-se de uma sociedade autônoma. Quanto melhores, mais qualificados e atualizados forem, maiores serão as chances de agarrar boas oportunidades e ganhos. Sendo assim, os colaboradores estão constantemente em busca de aprimorar o serviço, ficando alinhados às transformações do seu segmento.
É válido ressaltar que o sistema de cooperados arca com os treinamentos dos trabalhadores. Diferente do que acontece em empresas, onde o empregador fica a cargo. Ou seja, contratar um funcionário por cooperativa é ter em mãos um serviço qualificado, por isso, é uma tendência do mercado.