O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, decidiu elevar a taxa básica de juros Selic em 1 ponto percentual, de 11,75% para 12,75% ao ano. É o maior patamar desde janeiro de 2017. Foi a décima alta consecutiva e a expectativa de economistas é que a taxa suba novamente em junho. Essa medida geralmente é tomada pelo Banco Central para tentar conter a alta da inflação, que encerrou 2021 com 10,06%, bem acima da meta oficial (3,75% a 5,25%).
Para 2022, a expectativa da inflação, segundo economistas consultados pelo Banco Central, é de 7,89%, também acima da meta oficial (de 3,5% a 5%). Considerando que as decisões da política monetária levam entre 6 e 18 meses para terem impacto na atividade econômica, o Copom já direciona esforços para cumprimento da meta de 2023 e não mais deste ano.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central já sinalizou que o ciclo de altas deve continuar, mas em menor escala, a partir da próxima reunião, programada para junho deste ano. A intensificação da covid-19 na China, a Guerra na Ucrânia e as Eleições deste ano ainda deixam o cenário incerto para este ano.
Com todas essas questões importantes que influenciam o cenário nacional e o global, você já sabe onde pode investir? Qual investimento possui um retorno melhor e dá um ganho real para o investidor? Não deixe o seu dinheiro parado, esse é o pior erro que podemos cometer em relação ao crescimento da renda.
Onde investir
Com a Selic em alta, as aplicações em renda fixa voltam a ganhar destaque. Algumas oferecem rendimento superior a 1% ao mês, dependendo do tempo de aplicação. Já para a caderneta de poupança não há muitas alterações. A modalidade de investimento mais popular do país seguirá com o retorno travado em 6,17% ao ano + TR (Taxa Referencial), e continuará perdendo para a inflação.
CDB e Tesouro Selic
Algumas modalidades de investimento seguem vantajosas, com a taxa Selic em 12,75% ao ano, como o Tesouro Selic, os CDBs (de bancos médios e de bancos grandes), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliários (LCI). Esses tipos de investimento podem dar um retorno maior do que a inflação, isso significa ganho real para o investidor. Claro, ainda há investimentos que possuem retorno maior, mas têm maior risco, porque dependem da volatilidade do mercado.