Para encontrar o imóvel ideal para você em tempos de mercado imobiliário aquecido, é necessário colocar a mão na massa. Saber escolher a propriedade certa é uma missão que demanda tempo, cuidado e dedicação. Afinal, estamos falando de um investimento alto.
Entre os pontos a serem considerados, podemos citar a análise da localização, área, disposição dos cômodos e até a posição em relação à luz solar. Acompanhe a leitura e te explicamos melhor!
O que você ou sua família precisa?
Primeiramente, pense em todos que vivem com você. As necessidades da rotina de sua família precisam ser atendidas. Por isso, efetue uma minuciosa avaliação sobre o que a casa precisa dispor, onde é legal ela estar e o que tem de vantajoso no condomínio, se for o caso. Como playground, academia, churrasqueira, piscina.
Atualmente, muitas pessoas que buscam morar sozinhas ou em casal estão optando por apartamentos studio. Essa categoria de imóvel apresenta um tamanho menor, em contrapartida, é facilmente cuidada e preservada, exigindo menos tempo de dedicação.
Aqui ainda entram outras tantas questões, como a quantidade de cômodos na casa. A presença de animais de estimação ou crianças também é determinante. Invista tempo nessa análise.
Trace um planejamento
Planejamento é a base de tudo. Quanto financeiramente você tem disponível para investir? Depois dessa resposta, é possível ir atrás de casas ou apartamentos que dialoguem com sua situação. As opções do mercado imobiliário são muitas. Você pode escolher por um imóvel mais antigo, novo ou até apartamento na planta que, além de mais barato, tende a valorizar mais.
Considere pontos como entrada, decoração, reformas, despesas com mudanças, compras de móveis, seguros e documentação. É interessante estipular um teto máximo para o valor.
Avalie a região
O local onde o imóvel está situado é de extrema importância e deve ser considerado já no início da procura pelo imóvel ideal. A região pode favorecer ou desfavorecer seu investimento. Além disso, veja se corresponde com suas preferências, como agitação ou tranquilidade. A proximidade com o trabalho ou instituição de ensino também pode facilitar enormemente a vida dos moradores.
Posição solar do imóvel
Bom, após pensados os itens anteriores, é hora de ir para a prática. Assim que você selecionar os imóveis para conhecer, busque visitá-los em diferentes horários do dia.
A luz do sol, nesse sentido, é muito importante, pois promove o conforto térmico, por aquecer, e diminui o gasto de energia. É um ponto essencial, principalmente quando os imóveis estão em metrópoles, como apartamentos em São Paulo, onde a cidade é bem vertical.
Faça fotos e vídeos das propriedades em questão
Em casos de apartamentos prontos para morar, um truque infalível é fotografar os ambientes do imóvel por completo. Na visita, a euforia do momento dificulta ponderar detalhes e alguns deles podem passar despercebidos. As imagens permitem você analisar com calma.
Por fim, reforçamos que em suas avaliações devem constar seu momento atual e a vida que você pensa para o futuro. Agora você já sabe como escolher o imóvel ideal!