Apesar de não ser de conhecimento geral, a Fisioterapia tem muitas áreas distintas e interessantes, as áreas de atuação para um profissional da área são gigantes. Uma das áreas promissoras e de extrema importância é a fisioterapia no esporte.
Para além da reabilitação, a fisioterapia do esporte em São Paulo e em todas as regiões do Brasil é fundamental para prevenção de lesões, atendimento emergencial e retorno ao esporte. Continue lendo para saber mais sobre o papel do fisioterapeuta esportivo!
Conheça a Fisioterapia Esportiva
De forma bastante resumida, a fisioterapia esportiva é a atuação do profissional fisioterapeuta desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio de diagnóstico cinético-funcional, bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este.
Ou seja, o fisioterapeuta esportivo basicamente previne lesões, reabilita, ajuda no retorno às práticas esportivas e presta atendimentos emergenciais. Para que o atleta tenha longevidade no esporte, segurança e consiga utilizar o máximo do seu potencial na natação ou natação infantil, por exemplo.
Como um fisioterapeuta esportivo atua?
Para colocar em prática o que citamos anteriormente, o fisioterapeuta esportivo trabalha com diferentes perfis de clientes e, se faz necessário criar um plano de fisioterapia diferenciado para cada um deles. Afinal, cada paciente tem suas necessidades, limitações e até mesmo praticam esportes diferentes!
Assim, o paciente pode usufruir de seu melhor rendimento, sem causar maiores danos para a sua saúde e integridade física durante a prática de qualquer ginástica ou esporte.
Importância da fisioterapia esportivo
Seja no futebol infantil ou em outras modalidades de esportes, o fisioterapeuta esportivo é indispensável. Contar com um especialista é uma das melhores alternativas para garantir a saúde, bem-estar, melhoria e capacitação de um profissional no ramo dos esportes atualmente!