Você já pensou naquele presentinho que vai dar para sua mãe? Um perfume, um chocolate, uma roupa? O que comprar? Essa dúvida sempre paira sobre gente na véspera do Dia das Mães. Ainda mais em tempos de dinheiro curto, precisamos ser certeiros e comprar algo que realmente nossa mãe vá gostar. Temos até domingo para decidir isso, não há muito tempo.
O Dia das Mães, que será celebrado neste domingo, 8 de maio, em 2022, é uma das principais datas para o comércio no Brasil. Este ano, de acordo com projeções, o e-commerce deve faturar cerca de R$ 7 bilhões na data, alta de 4% em relação a 2021. O número de pedidos também deve subir, com expansão de 11% e um total de 15,7 milhões de compras neste ano no Brasil.
Um hábito que cresceu muito durante a pandemia foi o de realizar compras online. Desde refeições, como aquele lanchinho rápido, até os mais variados itens, como pneus para carros, podemos encontrar tudo na internet.
Mas, como tudo tem seu lado bom e ruim, o ambiente online também é muito mais propício para fraudes e golpes. Segundo um relatório divulgado recentemente, as tentativas de golpes no e-commerce somaram R$ 5,8 bilhões em 2021, uma alta de 58% em relação ao ano anterior.
Confira dicas para evitar golpes
Duvide de sites com ofertas fora do comum ou que prometem coisas que não são praticadas no mercado. Os criminosos aproveitam esse tipo de data, a pressa para comprar e a vulnerabilidade do consumidor para aplicar fraudes.
Preços muito abaixo da média? Desconfie. Não é possível, nos tempos de hoje, vender produtos com preços que não são praticados por concorrentes e ainda ter lucro. O mesmo vale para promoções ‘surreais’. Verifique também quais são os meios de pagamento que oferecem, além das condições de parcelamento e a política de entrega e devolução dos produtos.
Compre apenas em lojas virtuais conhecidas ou indicadas por pessoas de confiança. Busque avaliações no Google e comentários de usuários em fóruns, no site Reclame Aqui ou no Procon, por exemplo. Muitos golpistas criam sites temporários apenas para extorquir os consumidores durante essas datas especiais. Caso você caia em um golpe desses, dificilmente terá seu dinheiro de volta, já que os criminosos usam perfis falsos, nomes inexistentes e outros dados para enganar o consumidor.