Todos nós já pensamos em algum momento profissional da vida a começar a investir ou ter a própria empresa. Há o lado bom de ter um contrato CLT, mas para a maioria dos cargos desse tipo, existe uma estabilidade em termos salariais que não permite que o trabalhador dê passos mais ambiciosos em relação à situação financeira.
Geralmente, são postos de trabalho em que a produtividade maior não permite maiores ganhos salariais. Por exemplo, se você entregar 80% das suas atividades previstas para o mês, ou 100%, o salário que vai cair na conta é o mesmo. E isso é um empecilho para qualquer um.
Claro, empreender não é uma tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. É possível sonhar, sim, mesmo com todas as dificuldades que este universo apresenta. Para isso, veja algumas dicas importantes e jamais deixe de sonhar.
Conheça o seu perfil
O autoconhecimento e a autocrítica são fundamentais para você ter sucesso em seu negócio. Você precisa saber quais são as suas habilidades e suas preferências de segmentos e de negócios. A rede de contatos também é importante para abrir portas e ajudar a alavancar a sua empresa.
Investigue o segmento
Depois de definir a sua área de atuação, comece a pesquisar sobre assuntos relacionados e tente circular em ambientes e espaços que trabalham com o negócio que você tem interesse. Entenda mais sobre os produtos, os serviços e os profissionais que atuam no ramo. Tente identificar quais são os gargalos e as deficiências, e onde estão as oportunidades para você investir e atrair clientes.
Desenvolva soluções de baixo custo
Por exemplo, se você vai lançar um produto específico para o mercado de motoristas de aplicativos, primeiro pode escolher a forma mais simples, para depois ir aperfeiçoando o produto. Lance um produto simples (cálculo de consumo de combustível), para depois atualizar o produto (adicionar a função ‘postos mais baratos’). Isso já cria uma relação de confiança com o consumidor.
Gestão é muito importante
Você precisa ter a capacidade de gerir seus recursos, como dinheiro e tempo, para manter seu negócio viável. Sempre busque atualizações, como cursos online, e amplie sua rede de contatos (possíveis clientes). A internet deve ser sempre levada em conta, na divulgação ou nas vendas, por exemplo, por ser um meio de custo mais baixo e de enorme alcance. A estratégia é importante e às vezes pode não render frutos em curto prazo, tenha paciência.