Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que engordou e que estava com uma “barriga de cerveja”? Por mais que a pessoa beba cerveja em quantidades consideráveis, é um equívoco pensar que o aumento do peso e o acúmulo de gordura corporal se deve exclusivamente ao ato de tomar a cerveja.
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil, podendo ser encontrada à venda em diferentes estabelecimentos. Ela é uma bebida não calórica, ou seja, dizer que ela é a principal responsável pelo acúmulo de gordura nas pessoas que bebem em excesso não é correto.
O que realmente provoca o aumento de peso são os aperitivos que acompanham a cerveja, como frituras, alimentos gordurosos, entre outros. Mas, isso não faz com que o consumo excessivo de cerveja não seja um fato que ajude a engordar.
Conheça algumas dicas de como beber cerveja sem ganhar peso!
Escolha acompanhamentos menos calóricos para a cerveja
Como dito anteriormente, o que realmente causa o acréscimo de gordura corporal em excesso não é o ato de tomar a cerveja, mas sim de comer os acompanhamentos errados.
Aperitivos como torresmos, frituras, pastéis e outros alimentos com teor calórico alto são os principais responsáveis pelo fato da pessoa engordar.
Então, uma solução para continuar a beber cerveja da mesma forma é trocando os acompanhamentos. Alguns alimentos recomendados para servir de acompanhamento para a cerveja são bruschetta, carpaccio, filé aperitivo e alguns derivados de leites como queijo mais leves e mussarela de búfala.
Não beba cerveja com o estômago vazio
Beber cerveja com o estômago vazio é um dos grandes erros cometidos pelos amantes dessa bebida.
Ao tomar bebidas alcoólicas em estado de jejum, ou seja, com o estômago vazio, a maior parte do álcool acaba sendo absorvida pelo intestino delgado. Assim, a chance da pessoa que ingere o álcool com o estômago vazio começar a sentir os efeitos da substância aumenta.
Como o estômago está vazio, o álcool das bebidas acaba percorrendo o corpo e parando direto no intestino delgado, causando um pico elevado de concentração de sangue no corpo.
Então, o recomendado é sempre beber cerveja com o estômago mais cheio, para que, assim, o álcool seja absorvido lentamente, fazendo com que o pico de concentração de sangue no organismo seja moderado.
Beba cerveja com moderação
Beber cerveja de forma moderada é uma das melhores maneiras de evitar com que haja ressacas, alcoolismo e outros problemas atrelados a essa bebida alcoólica.
O fígado é o órgão que irá processar a cerveja ingerida pela pessoa, levando cerca de uma hora para conseguir processá-la. Então, beber a cerveja de forma lenta e moderada, o fígado terá o tempo suficiente para conseguir processar tudo o que foi ingerido.
Ao consumir o álcool em um período inferior a uma hora, o corpo diminui sua capacidade de queimar a gordura.
Consuma alimentos ricos em proteína magra
Uma das formas mais conhecidas de cortar os efeitos do álcool durante o consumo da cerveja é por meio dos alimentos mais gordurosos e feitos com diferentes óleos, gorduras e banhas.
Porém, ao fazer isso para evitar que o corpo sinta os efeitos da cerveja, a pessoa acaba comprometendo a própria saúde e causando no aumento do peso corporal e no acúmulo de gordura.
Uma alternativa para esses alimentos são aqueles ricos em fibras, minerais, vitaminas e proteína magra. A proteína é eficaz na diminuição da taxa de absorção do álcool, além de aumentar a taxa de eliminação do mesmo.
Então, antes e após começar a beber cerveja, procure comer alimentos como carnes sem gordura, peito de frango e peixes, porque ajudam a controlar os níveis de álcool no sangue.
Em uma época de pandemia, ao ficar em casa sem se exercitar e apenas consumindo alimentos calóricos, a pessoa com certeza verá o aumento do peso ser eventual. Então, é importante que a alimentação seja feita de forma adequada, assim como o consumo da cerveja deve ser moderado.