Com os preços dos imóveis em alta acaba fincando cada vez mais difícil termos locais espaçosos, principalmente em cidades grandes, como as capitais de São Paulo e do Rio.
Os valores das áreas dos imóveis atrelado à falta de espaço fazem com que o preço seja salgado. A forma é recorrer para imóveis menores ou em locais mais afastados dos grandes centros.
Porém nem tudo é ruim neste processo: um imóvel menor pode ser bem prático para o dia a dia, principalmente se sua família ainda é pequena.
Um dos pontos positivos de termos ambientes pequenos é que não precisamos gastar muito tempo, esforço ou dinheiro com limpeza e manutenção.
Como deixar pequenos ambientes aconchegantes
Além dos menores custos com manutenção e limpeza, decorar um ambiente pequeno também é bem mais fácil e simples. Uma decoração bem feita pode fazer o local parecer até maior do que é na realidade, além de deixar tudo mais funcional e organizado.
O importante é otimizar para melhor aproveitar o espaço, confira algumas dicas abaixo:
Medindo o ambiente
O primeiro de tudo, você deve saber qual o tamanho de cada cômodo e de que forma você pretende usar cada espaço: quartos, salas, espaço gourmet, home office, entre outros.
Pronto, após colocar tudo isso no papel, o próximo passo é ir em busca dos móveis, mas tenha algo sempre na cabeça: o mais adequado a se pensar na hora de decorar apartamento pequeno é que menos é mais! Nada muito cheio, pois deixa o ambiente poluído.
Aplicando o desapego
Para a entrada dos novos móveis não se apegue aos antigos. Você vai precisar se desfazer de algumas coisas, sejam móveis, papeis antigos guardados em gavetas pela casa, etc.
Ter milhares de coisas estocadas em casa faz mal até para a saúde, portanto deixe apenas o básico e o que está sendo usado. Com os antigos, você pode até fazer um dinheirinho, vendendo-os em sites de venda on-line.
Ambientes integrados
Pense também, se você tiver a possibilidade, em ambientes integrados. São inúmeras as possíveis combinações de ambientes pequenos integrados, bonitos e confortáveis. Basta apostar na sua criatividade!
Ajuda do profissional
Mobiliário, sofás, suportes, armários, mesas! O decorador é o profissional capaz de harmonizar todos esses itens para que o visual do seu apartamento ou casa fique aconchegante iguais aqueles vistos em revistas, portanto ter um decorador envolvido na sua decoração ajuda e muito para um resultado agradável e satisfatório.