Com a competição por pesquisas científicas crescendo cada vez mais, e a oferta em baixa, os competidores precisam buscar alternativas para arrecadar fundos para os seus projetos.
Assim, o crowdfunding surge como opção para as pessoas que precisam de doações para viabilizarem as suas ideias, produtos e serviços.
Por isso, entenda melhor como funciona essa plataforma e como pode ser importante para o sucesso do seu negócio.
Como funciona o crowdfunding?
O pesquisador interessado nas plataformas de crowdfunding deve cadastrar o seu projeto, mas é essencial buscar pelas ferramentas ideais, focando nos objetivos da sua campanha, como também atender às suas necessidades.
No registro é necessário explicar quais são as suas metas, valores que espera arrecadar, recursos, duração da vaquinha online, entre outros. Em seguida, o seu projeto será verificado e, se for aprovado, a plataforma ficará responsável pelo recebimento dos investimentos e repasse das doações nas datas estipuladas.
Existem alguns sites que oferecem as opções “Flexíveis” ou “Tudo ou Nada”, na primeira o usuário consegue retirar o dinheiro independente se atingir a meta informada ou não. Enquanto a segunda o total só é repassado se a quantia for atingida.
Dicas para a campanha de crowdfunding
Em primeiro lugar, é fundamental realizar todos os procedimentos para deixar o registro de patente em dia, pois, caso não realize esse processo, ao lançar a campanha financiamento coletivo corre o risco de alguém copiar a sua ideia.
Além disso, verifique se a instituição ao qual sua ideia está ligada permite essa estratégia para obtenção de recursos, já que o recebimento de dinheiro em algumas organizações seguem regras rígidas.
Outro ponto importante é explicar, com clareza, como o dinheiro arrecadado será utilizado no projeto, portanto, esteja preparado para responder às perguntas dos colaboradores com transparência.
Por fim, analise se a sua campanha é interessante para o público, os usuários tendem a ajudar causas que impactam diretamente na sociedade, projetos mais teóricos podem não conseguir muito engajamento nas redes sociais.
No entanto, se a sua ideia não se encaixa no critério de nenhum site, pesquise novamente, algumas campanhas podem ter aplicabilidade artísticas ou esportivas, como também serem vistas como causas sociais, então seja criativo.
Como conseguir doadores?
Uma das grandes dificuldades dos pesquisadores no site de vaquinha online está na necessidade de investimento em campanhas de marketing para garantir o sucesso do projeto.
Muitos simplesmente não têm tempo, conhecimento técnico ou dinheiro para conseguirem divulgar. Por isso, o ideal é realizar parcerias com agências de publicidade interessadas na campanha.
Desse modo, o crowdfunding é uma alternativa que deve ser pensada para o financiamento de projetos científicos. No entanto, antes de realizar o cadastro, as pessoas devem estar em dia com o registro de patente, evitando eventuais problemas.