Cada vez mais, os empreendedores utilizam a internet como vitrine para atrair clientes para seus empreendimentos e organizações. Nesse sentido, as estratégias de marketing digital e algumas outras ferramentas, como o Google Shopping, têm servido como grandes aliados.
A internet é um excelente meio de vendas e de compartilhamento de informações. No entanto, com tantos empreendimentos do mesmo segmento, é fundamental criar formas de se destacar para conquistar potenciais clientes.
Uma das formas mais eficazes e interessantes de comercializar seus produtos e serviços na internet é através do Google Shopping. Entenda o que é essa plataforma, como funciona e saiba como criar os anúncios.
O que é o Google Shopping?
O Google Shopping pode ser classificado como uma vitrine virtual do Google. Isso porque é nessa ferramenta que os produtos são exibidos conforme as pesquisas realizadas pelo usuário.
Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa por tênis, o Google seleciona os anúncios relevantes para estarem melhor posicionados. Dessa forma, a pessoa que está procurando por um tênis terá diversas opções para escolher o produto.
Como funciona o Google Shopping?
O usuário realiza uma pesquisa no Google, os produtos aparecem no topo da página com todas as informações necessárias (imagem, preço e nome da loja). Além disso, caso o usuário procure por mais resultados, ele pode clicar na aba do Google Shopping.
Ao clicar em um dos produtos, o usuário é redirecionado para o site oficial do produto para que ele possa efetuar a compra.
Como criar um anúncio no Google Shopping?
Existem duas formas de criar anúncios no Google Shopping: de forma orgânica e gratuita, ou através do Google Ads e dos links patrocinados. Confira!
Anúncio orgânico
- Para realizar um anúncio pela listagem gratuita, você deve logar em sua conta “Merchant Center”;
- Depois deve acessar a aba “Gerenciar Programas”;
- Posteriormente, procure a opção “Listar seus produtos online gratuitamente”;
- Clique em aceitar os termos e “Ativar”.
- Pronto! Seus produtos serão listados de forma orgânica e aparecerão nas pesquisas referentes ao termo do produto.
<h3>Integração do Google Shopping e Google Ads</h3>
- Primeiramente, você deve possuir uma conta de anúncios pagos no Google Ads;
- Vincule sua conta do Ads a conta do Shopping;
- Para isso, você deve procurar a aba “Gerenciar programas”, acessar o “Anuncie seus produtos” e clicar em “Começar”;
- Depois, acesse o “Vincular sua conta” e clique em “Link”;
- Entre no seu administrador do Google Ads, procure pelas notificações de vinculação de contas, clique em “Ver detalhes” e “Aprovar”;
- Depois disso, retorne ao “Google Merchant Center”, acesse “Anúncios” na aba Google Shopping e clique em “Ativar”.