Atenção com a saúde dos olhos

Pixabay

As férias de verão tendem a aumentar o fluxo de carros nas estradas de todo o Brasil, criando um desafio ainda maior para os órgãos de trânsito, seja na fiscalização dos veículos que estão circulando ou até mesmo as metas de redução de acidentes de trânsito.

Vale lembrar que este período a incidência de luminosidade vinda do sol é bem maior, e, também fortes chuvas, conhecidas como chuvas de verão, que reduzem de forma significativa a visibilidade dos motoristas. Pensando nisso, é muito importante manter a saúde dos olhos sempre em ordem e aumentar os cuidados com a visão neste período.

Segundo o Detran-SP, 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana, ou seja, quase totalidade dos acidentes é causada por fator humano.

Diante do risco, o cuidado e os exames médicos periódicos dos olhos, bem como a adoção de hábitos saudáveis que assegurem o bom funcionamento do corpo, tornam-se práticas indispensáveis para o planejamento de uma viagem tranquila com a família e assim, curtir tudo que a estação mais esperada do ano tem a oferecer.

Cuidados simples com a saúde dos olhos

Pixabay

Uso dos óculos ou lentes: se você precisa de correção visual, mesmo que muito pouco, é obrigatório o uso de óculos ou lentes de contato durante a condução do veículo. O não uso, além de ser passível de multa, conforme a legislação de trânsito brasileira, ainda coloca todos os que estão com você em perigo. Hoje existem lentes de óculos ou lentes de contato específica para quem vai pegar a estrada.

Elas possuem tecnologia que ajuda a reduzir a sensação de ofuscamento, ampliam a zona de visão muito distante, estendendo o alcance visual da estrada e dão sensação de mais conforto para os olhos.

Descanso

A fadiga, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, tem participação relevante em acidentes. Estudo de 2019 da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego estima que 30% dos sinistros rodoviários noturnos são por dormência na direção, o que corresponde a 20% das mortes nas estradas brasileiras.

Sem o descanso necessário anterior à viagem, o condutor também tende a trafegar com os reflexos rápidos comprometidos. A regra é ter um sono de qualidade antes de assumir o volante ou postergar a viagem no caso de sentimentos de inaptidão ou cansaço.

Alimentação

E por fim, porém também muito importante, a alimentação é fator que pode afetar o motorista que está na estrada. Opte sempre por refeições mais leves, que além de evitar desconfortos digestivos, ajuda a reduzir a sonolência.

Barrinhas de cereal, biscoito integral e água podem ser opções de lanches para as paradas durante o trajeto, evitando que a falta de alimentação gere mal-estar que interfira na visão.

Previous post Dicas de decoração para espaços pequenos
Next post A panela ideal para sua receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *