A importância de usar rebite estrutural na união de chapas metálicas

A importância de usar rebite estrutural na união de chapas metálicas

O uso de um rebite estrutural pode oferecer algumas vantagens no trabalho industrial. Esta é uma peça usada para unir dois materiais metálicos de maneira simples, garantindo alta resistência e fixação permanente.

Esse elemento possui algumas diferenças quando comparado ao rebite de repuxo comum. Quer entender o quão importante a utilização dessa peça é para oferecer um serviço de maior qualidade? Então confira alguns motivos para utilizar rebites estruturais ao unir chapas metálicas.

Travamento do mandril ao corpo do rebite estrutural

A estrutura de um rebite comum se resume ao chapéu e ao mandril. A primeira parte é deformada durante a instalação, garantindo a junção das peças. A segunda, quando usamos uma rebitadeira, é puxada para dentro e completamente removida após a aplicação.

No entanto, a instalação de rebites estruturais não segue o mesmo padrão. Neste caso, o mandril continua inserido dentro do rebite. Sendo assim, a união entre as duas chapas será ainda mais resistente devido à permanência da segunda parte da peça. 

Maior resistência à vibração e ao cisalhamento

Tal resistência adquirida a partir da instalação diferenciada de outros tipos de rebite, permite que a união das peças não seja prejudicada pela vibração. Assim, o elemento é ideal para a união de peças de equipamentos que sofram esse tipo de movimentação.

Além disso, esse rebite sofre menos deformações e cortes causados por cisalhamento. Esse fenômeno ocorre quando são aplicadas duas forças de sentido contrário em um objeto. Dessa forma, a união de peças através do rebite estrutural resiste a cargas bastante elevadas. 

Correção de imperfeições

Nem sempre a aplicação de rebites é uniforme. Porém, o rebite estrutural é capaz de corrigir estas falhas. Isso ocorre devido ao preenchimento completo da abertura por onde o rebite é instalado.

Com a expansão radial da peça, é possível arrumar e evitar imperfeições de acabamento durante sua aplicação. Dessa forma, além de qualidade e durabilidade, o elemento também oferece uma vantagem estética ao projeto em que é utilizado. 

O preenchimento total da área em que o rebite é aplicado também faz com que a fixação seja ainda mais hermética, ou seja, vedada. Assegurando a alta durabilidade e qualidade da fixação das chapas.

Adaptabilidade e versatilidade

Esta categoria de rebite supre a necessidade de diversos projetos de construção. Com os tamanhos oferecidos no mercado, a peça pode ser ajustada em diferentes diâmetros.

O rebite estrutural também pode ser dividido em vários tipos e materiais. Assim, é importante pesquisar qual será o mais indicado para as peças que deseja unir. Dessa maneira, as chapas estarão seguramente fixas permanentemente.

Previous post O que é o inserto com rosca autocortante? Entenda para que serve a peça!
Next post Como cuidar de um aparelho auditivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *