Se você está pensando em seguir uma carreira na área da engenharia, é provável que já tenha ouvido falar sobre as áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Ambas são especialidades amplas e desafiadoras, mas cada uma tem suas particularidades e focos específicos. Conheça as principais diferenças entre essas duas áreas e assim entenda qual delas pode ser a mais adequada para você.
O que é cada uma dessas engenharias?
A Engenharia Elétrica é uma disciplina que lida com o estudo e aplicação dos princípios da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Os profissionais dessa área, são responsáveis por projetar, desenvolver e manter sistemas elétricos, desde pequenos dispositivos eletrônicos até grandes sistemas de energia.
Já a Engenharia Mecânica é voltada para o estudo e aplicação dos princípios da física e dos materiais para o desenvolvimento de sistemas mecânicos. Os engenheiros mecânicos estão envolvidos no projeto, análise, fabricação e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos.
Assim como durante a faculdade de Arquitetura em Santos, nesses dois cursos superiores são desenvolvidas habilidades e competências necessárias para se tornar um profissional altamente qualificado. Conheça um pouco mais sobre:
Competências técnicas
Durante a faculdade de engenharia elétrica, os estudantes desenvolvem competências para que tenham um bom entendimento dos princípios da eletricidade e eletrônica, além de conhecimentos em áreas como eletromagnetismo, sistemas de controle e computação. Eles devem ser capazes de projetar circuitos, analisar sistemas elétricos complexos e solucionar problemas relacionados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Já na faculdade de Engenharia Mecânica os conhecimentos adquiridos são em física, termodinâmica, mecânica dos materiais e análise estrutural. Assim os profissionais se tornam capazes de projetar componentes mecânicos, analisar o comportamento de materiais, calcular e prever a resistência e o desempenho de estruturas e sistemas mecânicos.
Sobre o mercado de trabalho
O mercado de trabalho para as duas áreas são bem vastos e com diversas oportunidades de trabalho, por isso, é tão vantajoso optar por uma faculdade de Engenharia em Santos, seja ela elétrica ou mecânica.
Depois de graduados, os engenheiros elétricos atuam em diversas áreas, como telecomunicações, eletrônica de consumo, automação industrial, energia e sistemas de controle. Eles desenvolvem circuitos eletrônicos, projetam sistemas de comunicação, trabalham com automação de processos industriais e podem se especializar em áreas como energia renovável.
Já os engenheiros mecânicos têm uma ampla gama de opções de atuação, desde a indústria automotiva e aeroespacial até a indústria de petróleo e gás, passando pela área de projeto de máquinas e equipamentos. Eles podem se envolver no projeto de motores, sistemas de refrigeração, máquinas industriais, veículos e até mesmo em projetos de infraestrutura, como pontes e estruturas.No entanto, para alcançar cargos cada vez melhores e com salários mais atrativos, é necessário que os profissionais das duas áreas optem por realizar uma pós-graduação, podendo escolher entre diversos cursos MBA ou especialização.